domingo, 25 de abril de 2010

O corpo...



Segundo Elenor Kunz, considera que há outras formas de cultura como a intelectual, por exemplo, reforçando, dessa forma, a antiga dicotomia mente/corpo. Utilizando a concepção fenomenológica para a qual o ser humano como ser-no-mundo é sempre presença corporal, o autor afirma que pensar é tão cultural quanto correr. Sendo toda cultura manifestada corporal mente, sua preferência é pela expressão "cultura do movimento".
Todas essas dimensões estão associadas na totalidade do ser humano, constituindo sua corporeidade. É neste sentido que buscamos a compreensão da complexidade humana, tanto em nível individual quanto em nível social.
O conceito de desenvolvimento Piaget, Wallon, Vygotsky e Le Boulch, por contemplar outras dimensões além da motora, como a dimensão psicológica, a relação com o meio ambiente e a utilidade dessas aquisições para toda a vida.
João Batista Freire enfatiza como tarefa da educação física o desenvolvimento das habilidades motoras, porém num contexto de jogo e de brinquedo, desenvolvidas a partir do universo da cultura infantil que a criança possui.

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